Não fica assim…

Não fica assim…

” Não fica assim…”
A novela Amor de Mãe exibiu um diálogo muito emocionante da personagem Camila com sua mãe, Lourdes, sobre as suas dores emocionais e o quanto é difícil “ter que ser forte” em vários momentos da vida.
A psicóloga do Abrangente, Lilian Garate, @lilian.garate.c nos traz uma outra reflexão importante a respeito desta cena.
Nos fala sobre frases que aprendemos e repetimos para as pessoas em sofrimento acreditando que estamos ajudando-as quando na verdade, acabamos desqualificando o que sentem naquele momento.

Segue a reflexão: “Perdi a conta de quanto tempo faz que não assisto novela, mas tanta gente me falou sobre essa cena que resolvi conferir.
Enquanto muitos se encantaram com o relato da moça (sensacional sim), o que vi nessa cena foi uma aula magistral sobre como se perpetua o sofrimento mental dentro da família a partir de duas frases: “não fica assim” e “tem que ser…” A moça consegue nesse momento uma compreensão tão clara da sua experiência, daquelas que a gente ama ver no consultório, e a outra vai lá e diz, ‘ok, mas engole aí porque você tem que continuar do outro jeito’ – e lá vai a dor ser encapsulada, tendo que procurar outra via de escape… Quantas vezes você mesmo já não passou por isso? Quantas dores você não está carregando até hoje em função desse mecanismo? Como a história dessa moça mudaria se naquele momento ela ganhasse um abraço e a permissão para fraquejar, pelo menos nesse instante? Quanto ela poderia mudar ao ser compreendida em vez de ser condenada a perpetuar um papel que a deixa esgotada?
Não romantizem a perpetuação da dor. E por favor, na vida real, repensem, duas, três, dez vezes antes de soltar um “não fica assim não”, tá? Por favorzinho, eu nunca te pedi nada…
@lilian.garate.c

#facaterapia
#acolhimento
#empatia
#comunicacaonaoviolenta
#abrangenteterapiabreve

Comentários do Facebook

mm
Equipe Abrangente
terapiabreve@abrangente.psc.br

Instituto Mineiro de Terapia Breve. Há mais de 20 anos ampliando ações e formando inúmeros terapeutas breves em todo o Brasil.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário