A ARTE DA AUTOCONFIANÇA – FAÇA MAIS PENSE MENOS

A ARTE DA AUTOCONFIANÇA – FAÇA MAIS PENSE MENOS

Durante o mês de maio, estamos falando para você, mulher! O tema deste mês é AUTOCONFIANÇA. E para isto, estamos compartilhando aqui com vocês as ideias do livro A ARTE DA AUTOCONFIANÇA, das autoras Katty Kay e Claire Shipman.

 

VOCÊ SABE O QUE É AUTOCONFIANÇA?

A autoconfiança é aquilo que transforma os pensamentos em ação. É a convicção que uma pessoa tem a respeito de sua capacidade e de sua confiança para enfrentar tarefas difíceis. Ela é um viabilizador da vida nos âmbitos profissional, intelectual, pessoal, social e amoroso e ter um nível saudável e equilibrado de autoconfiança pode te ajudar a ter sucesso nestas áreas.

 

O GRANDE VILÃO DA AUTOCONFIANÇA

Em algum momento você já se sentiu sem autoconfiança? Não acreditando na sua capacidade de colocar suas vontades em ação? Ou ainda, de não saber resolver os seus problemas do dia a dia? Acredito que sim! Pois somos humanas e temos essa dificuldade de não acreditar em nós mesmas. E é neste momento que o grande vilão da autoconfiança ataca: o medo!

Em nossas vidas desde a infância, estamos expostas as informações e avaliações vindas dos outros, contribuindo de forma muito forte para formação de nossa autoconfiança. Através do que presenciamos ou escutamos, vamos construindo a nossa personalidade, acreditando que somos capazes ou não. Se escutamos de nossos pais que somos desajeitadas, preguiçosas, você nunca acerta nada, você nunca aprende, pais extremamente exigentes, que não valorizam os aspectos positivos e ainda nos censuram e nos comparam com os outros e através de suas crenças negativas, transformam nossos erros em grandes fracassos, vamos nos tornar adultos tristes, medrosas e frustradas.

Você já sentiu o incômodo de: ter que se expressar em público? Medo do que vão achar de você? Não acreditar que aquele emprego foi de seu merecimento ou capacidade? De que seu sucesso é inesperado e não merecido? Você é brilhante com boas ideias, mas se cala nas reuniões? Se considera incapaz de cuidar de seus filhos, se considerando um fracasso como mãe? Exemplos assim geram em nós mulheres, ansiedade, insegurança e medo. Então surge em nosso pensamento as dúvidas: faço ou não faço? E se eu fizer e não der certo?

 

MAS AFINAL, O QUE FAZER?

Primeira coisa: se você quer ter uma autoconfiança saudável, FAÇA MAIS E PENSE MENOS! Muitas pessoas acabam deixando para amanhã aquilo que poderia ser feito hoje, por exemplo: procurar um emprego, tirar a carteira de motorista, estudar, arrumar o quarto e assim por diante. Quanto mais ação, mais estamos semeando e colhendo confiança! Não tem outro jeito: a melhor maneira de adquirimos confiança é FAZENDO!

Segundo: PRATIQUE! A autoconfiança não é desenvolvida do dia para a noite, ela requer prática! É uma questão de persistir e não desistir. Ela nos tira da zona de conforto e nos leva ao empenho. Se você faz pequenas coisas, uma de cada vez e regularmente, você certamente chega onde quer.

E por último: PROSSIGA! Não espere até se sentir 100% confiante para continuar. Na verdade, não conseguimos ter tudo na vida e também não conquistamos tudo ao mesmo tempo. Mas podemos listar nossas vontades iniciando com o que é, neste momento prioridade, e começar a caminhada para conquistar aquilo que tanto se deseja. Felizmente, um pouco de “será que eu vou dar conta” pode realmente te ajudar a prosseguir.

 

 

Confiança, ambição, coragem, motivação, autoestima, ação, otimismo, autocompaixão e eficácia: para alcançar aquele objetivo tão desejado, misture estes ingredientes e experimente o tempero certo para dar sabor à vida.

Lembre-se: ao invés de gastar tempo e energia se preocupando com o que você não é boa o suficiente, dedique-se ao que funciona em você e se parabenize pelas pequenas conquistas.

 

PARA VOCÊ REFLETIR…

Porque somos tão ansiosas e inseguras?

Porque temos tanto medo de expressar nossas ideias?

O que eu posso fazer hoje para melhorar minha autoconfiança?

 

Então mulheres, pense menos e façam mais!

Comentários do Facebook

mm
Jacqueline Alves Gomes
jacqueline@abrangente.psc.br

Psicóloga Clínica há 10 anos. Pós-graduada em Terapia Cognitivo - Comportamental. Capacitação em Neuropsicologia (diagnósticos dos transtornos de aprendizagem) e Treinamento de Pais e Professores pela UFMG.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário