INDICO UM FILME – A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA

INDICO UM FILME – A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA

       A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA

 

Nosso clube do livro nas sextas à noite se tornou nosso refúgio.

É uma liberdade particular perceber que o mundo se torna cada

vez mais escuro à sua volta, mas que só é necessária uma vela

para enxergarmos novos mundos se revelando. foi isso que            

encontramos na nossa sociedade”.

 

 

Dentre as diversas ilhas sob a proteção da coroa Inglesa está Guernsey. Uma região de pouco mais de 65 quilômetros quadrados, situada próxima à costa da Normandia, repleta de pastos e cenários perfeitos para um filme romântico.

O filme se passa no período da Segunda Guerra Mundial. E, apesar de quase desprezível em termos de território, Guernsey foi vítima da ocupação nazista a partir de 1940. Tal contexto histórico serve de base para a produção que cria a sociedade literária justamente na ilha, como forma de se distanciar do contexto de ocupação inimiga. O que era apenas um clube de leitura acaba por se tornar um grupo próximo. E, em meio a tanta união, surgem segredos.

Além de um interessante recorte histórico, temos algo que também é de saltar aos olhos: a história de uma mulher independente para os padrões da época.

Longe do conflito bélico que deixou milhões de mortos e mudou para sempre o curso da história do mundo, A Sociedade literária e a Torta de Casca de Batata aposta em discutir a faceta doméstica da guerra.

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata é o filme perfeito para aqueles que desejam se conectar com o poder da leitura e voltar a acreditar no amor ao próximo, em uma vida simples, sem pré- julgamentos e na beleza de encontrar, em meio a um grupo, o seu lugar no mundo.

 

 

 

Virginia M. Soares Eutrópio é professora de História, pós graduada em História Moderna.

É cinéfila, apaixonada pelas histórias e tramas psicológicas dos filmes.

Comentários do Facebook

mm
Equipe Abrangente
terapiabreve@abrangente.psc.br

Instituto Mineiro de Terapia Breve. Há mais de 20 anos ampliando ações e formando inúmeros terapeutas breves em todo o Brasil.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário