A quarentena do Coronavírus e o estresse dos casais e familiares

A quarentena do Coronavírus e o estresse dos casais e familiares

A quarentena do Coronavírus e o estresse dos casais e familiares

 

Em período de Coronavírus muitos casais e familiares estão se estranhando dentro de casa. A quarentena tem sido um desafio para muitos relacionamentos. Os casais e as famílias vão ter que testar a capacidade de guardar e pacificar os seus comportamentos. Estamos frente a uma batalha sem data para acabar. Nossas casas viraram um local voltado pra conhecer as aflições, angustias e promover assim o diálogo e provar as alegrias que podem acontecer. Neste período de confinamento os casais e familiares vão se conhecer melhor, vão ter que trabalhar a paciência, o afeto, a cooperação, a parceria.

 

Para se evitar o estresse entre os casais e familiares evitem magoas do passado, rancores, tormentas, agressões, palavras duras, críticas, comparações, tudo isso afeta a mente e o coração. Não crie seres isolado dentro de um mesmo lar. Façam novas regras, novos acordos. Estabeleça o equilíbrio, tranquilidade, relaxamento, colaboração, confiança no outro e saúde mental. No lugar das magoas, raiva, impaciência, intolerância, coloque no lugar os pensamentos positivos.

Como estamos usando o nosso tempo neste período de isolamento?

Estamos usando a empatia?

 

O lar é um ambiente de aconchego, mas também de conflitos. Vamos expor nossas características positivas e negativas e cada um com suas questões pessoais e existenciais, propósitos, planejamentos, ambições. As vezes neste momento as metas e os desafios não serão atingidos como queríamos. Estamos todos em um espaço limitado. Em um período angustiante para todos nós. Ou seja: O perigo está lá fora!  Não temos mais a liberdade de sair de casa como podíamos! Estamos todos confinados em prol de um vírus desconhecido. Todos nós perdemos a privacidade. Temos agora que aprender a viver com os nossos, com aqueles que nos conhecem por inteiro no ambiente familiar.

 

Quando estamos magoados com o outro o fato de sairmos de casa pra trabalhar tranquiliza um pouco pois evita naquele momento o confronto. Agora já não temos como fazer isso! Temos que digerir a magoa dentro de casa mesmo. Pensem: este período vai passar. Mas este tempo pode ser valioso para conseguirmos arrumar nossas vidas por dentro e por fora, ser transparentes, verdadeiros, mas com empatia.

 

Estabeleça planos entre o casal a família. Este período deve ser um treinamento não só para os relacionamentos em si, mas para cada um de nós. E um momento para verificarmos como estamos vivenciando e lidando com os nossos dias. Vamos neste período se voltar para nós e para os nossos. Aproveitem para se unir, e também respeitar o espaço do outro, alinhar planos, projetos de vida.

Devemos lembrar muitas vezes que apesar de estarmos com o tempo livre, existe uma tensão no ar que gera o medo do amanha e de como e quando tudo voltara ao normal. Então viva um dia de cada vez.

 

Reveja fotos, lembranças boas do passado como festas, viagens, façam conexão com o outro, cuidem de vocês, se acalmem, sejam solidários um com o outro, saibam usar a comunicação com sabedoria, tenham bons papos, contem historias, façam um bolo, uma comida gostosa, assistam um bom filme , façam uma oração, cantem, dancem, toquem um instrumento musical.

 

Vamos buscar a felicidade dentro deste espaço limitado que todos nós estamos vivendo.

 

É só olhar para o lado e encontrara!

Se contagie de amor, solidariedade, afeto, carinho, paciência, tolerância, aprenda a conviver, se reconecte.

Comentários do Facebook

mm
Jacqueline Alves Gomes
jacqueline@abrangente.psc.br

Psicóloga Clínica há 10 anos. Pós-graduada em Terapia Cognitivo - Comportamental. Capacitação em Neuropsicologia (diagnósticos dos transtornos de aprendizagem) e Treinamento de Pais e Professores pela UFMG.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário