Vou viajar de avião, será que consigo?

Vou viajar de avião, será que consigo?

Vou viajar de avião, será que consigo?

 

A maioria de nós, se não tem medo de avião, provavelmente conhece ou já ouviu falar de alguém que tenha esse medo. Até algumas celebridades falam abertamente do quanto viajar de avião as incomoda.

Mesmo com todas as evidências de que o avião é o meio de transporte mais seguro, quando o medo é grande, ele ultrapassa a racionalidade e qualquer dado estatístico é visto com desconfiança.

As sensações de incômodo tomam conta e se tornam o foco da atenção. Taquicardia, sudorese, náusea, tremor e falta de ar são as principais. E ainda tem as sensações de humor ligadas à ansiedade, irritação e nervosismo. Isso pode ser um caos!

O que muitos não sabem é que estas sensações estão diretamente ligadas ao que pensamos sobre o avião. Quando somos alimentados por pensamentos negativos, o medo tende a crescer e tomar grandes proporções, com uma premeditação e certeza quase absoluta de que uma “tragédia” acontecerá durante o vôo.

Com o sofrimento já instalado, como é possível viajar sentindo tantas coisas ruins? Esse é o grande dilema da aerofobia ou aviofobia.

Para lidar com qualquer fobia, entender qual realmente é o medo e a que ele está relacionado é o primeiro passo na trajetória da solução do problema. Muitas vezes o medo do avião pode estar associado a outros medos como de altura ou lugares fechados, por exemplo.

Existe uma pergunta interessante que pode fazer a si mesmo e que o ajudará a entender esse medo e começar a identificar os pensamentos relacionados a ele: Quando estou no avião, o meu medo é de que?

Como já dito, o medo é aumentado à medida que olhamos para ele, portanto, técnicas de distração são uma ótima opção antes e durante o vôo. Para uma viagem a passeio, direcione sua atenção para as coisas boas, faça um roteiro, pesquise locais de visitação, restaurantes, etc. Durante o vôo, palavras cruzadas, sudoku e filmes podem ser uma ótima alternativa.

Técnicas de relaxamento muscular e respiração controlada são excelentes para reduzir o desconforto da ansiedade. No vídeo você aprenderá uma das técnicas mais utilizadas.

Na Terapia Breve Abrangente trabalhamos com uma metodologia focada na solução do problema, proporcionando um processo rápido e consistente na reestruturação dos pensamentos e controle da ansiedade.

É possível sim viajar de avião e ter uma viagem mais agradável. Viajar a trabalho com tranquilidade, passear e conhecer lugares novos com todo o prazer que uma viagem pode proporcionar. Você conseguirá!

 

 

 

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Daniela A. Souza Boggione
daniela@abrangente.psc.br

Psicóloga com Formação em Psicoterapia Breve Sistêmica com aperfeiçoamento em Terapia Infantil, Familiar e Cognitiva Comportamental. Capacitação em Orientação Profissional, de Carreira e Coaching. Especialista em Fator Humano junto ao Comando da Aeronáutica.

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