Um novo estilo de criar os filhos

Um novo estilo de criar os filhos

Um novo estilo de criar os filhos

 

De que maneira podemos viabilizar um novo estilo de criar os filhos, tendo como um dos objetivos contribuir para a aprendizagem de sua autoconfiança? Para que nossos filhos aprendam a desenvolver a autoconfiança é necessário que consigamos deixá-los enfrentar situações desafiadoras. Aprendemos que tecer elogios, dar abraços e facilitar as coisas para eles são práticas que contribuem para a construção da confiança. São importantes, mas insuficientes. Educar para o desenvolvimento da autoconfiança é oportunizar a ocorrência de situações que podem exigir atitudes responsáveis por parte deles.

Na vivência dessas situações desafiadoras, nossos filhos terão contato não só com o êxito, mas também com fracassos. Fracassos que não vão paralisá-los desde que não escolham deter-se a eles. Sim, a autoconfiança também é o resultado de uma escolha. Escolher enfrentar os obstáculos que vão surgindo no decorrer da vida.

Tornar-se alguém autoconfiante, requer dedicação, empenho, correr riscos e ser persistente. É acreditar que habilidades ainda não desenvolvidas podem ser aprendidas levando em conta os recursos internos e, também, os objetivos que são traçados para atingir uma determinada meta.

Portanto, é fundamental que possamos ser capazes de ampliar o nosso olhar, a cada dia, em relação à construção da autoconfiança.

 

 

Texto de @arianesouza.psi

Comentários do Facebook

mm
Equipe Abrangente
terapiabreve@abrangente.psc.br

Instituto Mineiro de Terapia Breve. Há mais de 20 anos ampliando ações e formando inúmeros terapeutas breves em todo o Brasil.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário