FELICIDADE

FELICIDADE

FELICIDADE
Em que consiste a felicidade? Onde devemos buscá-la? As respostas a estas perguntas estão diretamente relacionadas à forma como as pessoas enxergam a vida e seu destino. Sabemos que não há felicidade completa e que não se pode ter tudo na vida, mas mesmo assim, muitas pessoas acreditam que só serão felizes após determinadas conquistas: depois de ter o carro mais caro, a casa luxuosa, ganhar muito dinheiro, aposentar para começar a aproveitar a vida, ter um grande amor, ter um casal de filhos etc.
Assim, a felicidade está sempre distante, pois o próprio individuo se afasta dela. Sempre que a felicidade se aproxima ele a desvia para um novo ângulo e o que foi conquistado deixa de ser vivido e valorizado.
No entanto, a felicidade existe e está em toda parte. Você e só você pode escolher ser feliz. Pessoas, situações e acontecimentos podem influenciar suas decisões, mas ninguém é capaz de lhe proporcionar felicidade. Muitos procuram a felicidade no mundo exterior, porém até a mais substancial delas terá curta duração.
Confiar em si mesmo, autoconhecimento, ter autoconfiança, faz toda a diferença, no processo de saber quem é você de verdade. Quem é você nas relações pessoais, amorosa, nas resoluções de problemas, nos períodos de turbulência da vida.
Haverá períodos na vida em você poderá se sentir ofuscado pela insegurança, pela ansiedade, pelo medo, por decepções ou perdas. Mas mesmo assim você é um ser humano que luta, corre atrás em busca de dias melhores.
Ao acreditar em você, e encarar a sua própria vida, de uma perspectiva mais ativa, generosa, você saberá lidar melhor, com o mundo e com aquilo que exige de você. Mesmo nos períodos mais difíceis, temos a possibilidade de escolher a nossa reação, podemos desmoronar ou nos manter relativamente estáveis e pensar: o que é preciso nesta situação? Isso desperta o poder interior que temos e torna nossos medos menos poderosos. Por meio de suas escolhas você pode se tornar mais feliz e ser capaz de levar alegria, aos que estão a sua volta.
Pessoas que não assumem as suas responsabilidades, pelo efeito de suas emoções e ações, que se vitimizam, focam sempre nos problemas do passado, julgam demais o outro, que consideram que só a sua opinião é a certa, são fortes candidatos a não conhecer a verdadeira felicidade.
Mas se experiências da vida forem transformadas em aprendizado, forem refletidas e aproveitadas para valorizar a si próprio e valorizar o outro, a tão buscada felicidade pode tornar-se mais próxima. Assim, procure saber o que há de bom em você e no outro. Observe talentos, pontos fortes, questões psicológicas como bom humor, confiança, coragem e colaboração. Permita- se ser positivo em relação a sua vida, ao relatar seu dia a parentes e amigos, procure enfatizar o que deu certo, o que lhe agradou, o que você aproveitou, o que foi estimulante, divertido, emocionante. Não ignore pequenos detalhes.
Muitas vezes, são os pequenos momentos que realmente são importantes e valem a pena. Estar envolvido com grandes ocasiões não é o bastante. Nossa vida é vivida momento a momento, por meio de inúmeras situações breves. Aproveite a importância dos pequenos momentos e viva o presente.
Felicidade pode ser o sorriso de uma criança, a união de duas pessoas que se amam, a paz de espirito, comer uma comida gostosa, apreciar a natureza, fazer uma viagem, encontrar os amigos. Na verdade a felicidade está nas pequenas coisas da vida. Você escolhe qual é a sua felicidade. Vive–se melhor aceitando o presente com qualquer de suas cores, sabendo lidar com as alegrias e as dificuldades que a vida oferece.
Ninguém pode dizer que é feliz, se não pode contentar-se com que o envolve. A felicidade não tem medida, não tem hora marcada. Aproveite e observe cada momento, situação, que você acredita que está feliz. Aprecie a felicidade a sua volta. Na verdade a felicidade está dentro de cada um de nós, na forma como enxergamos a vida ou aprendemos com quem convivemos.
Em geral nossa sociedade se deslumbra com o sucesso e teme o fracasso. Mas o fracasso faz parte do aprendizado de todos nós. Ele nos dá força para seguir em frente. Somos perfeitamente capazes de sobreviver com os problemas da vida, mesmo que em um primeiro momento o desespero se aposse de nós. Agir com base em nossos valores e deixar para trás experiências negativas ajuda muito. Quando algo de ruim acontecer pense: o que está situação requer? O que devo fazer para me sentir melhor? Permaneça voltado para as soluções. Procure um amigo, busque ajuda profissional. Veja suas qualidades, como coragem, tolerância, generosidade, gratidão, otimismo etc.
É importante saber agir e reagir perante as pessoas e os acontecimentos do dia a dia. A responsabilidade é de cada um de nós. Na vida se pode escolher ser otimista, mudar de ideia, ser ousado, inovador, alto astral, mudar meus pensamentos negativos para positivos, admitir erros, seguir em frente, perdoar o outro e a você mesma, saiba ouvir, relembrar o passado que te fez bem, retribuir o amor, aprender a dizer não, saber viver todos os dias como se fosse o último, pois nada dura para sempre. Atitudes positivas podem aliviar a ansiedade, a depressão, a desconfiança, a procrastinação, o medo, o desespero e a solidão.
Então, feliz é aquele que sabe cultivar a generosidade, entusiasmo, flexibilidade, sabe lidar com as diferenças. É capaz de manter a confiança mesmo em situações indesejáveis. Repare naquilo que o torna feliz, no que o deixa animado, no que te inspira, estimula, fascina. Dedique um tempo a você. Analise seus sonhos. Veja como interpreta as diferentes situações da vida. Admita que sempre há algo a aprender.
Na vida sempre haverá os bons momentos e os obstáculos, saiba lidar com as emoções, pensamentos perturbadores, hábitos destruidores, tenha relações saudáveis, faça exercícios físicos e mentais, curta um lazer, foque no presente, tenha uma boa noite de sono, faça o que gosta. Faça a sua felicidade com o que você já possui, com seus traços, qualidades, forças pessoais, projetos e sonhos realizáveis.
Vá! Enfrente! Coragem!!!! Onde anda a sua felicidade?

Comentários do Facebook

mm
Jacqueline Alves Gomes
jacqueline@abrangente.psc.br

Psicóloga Clínica há 10 anos. Pós-graduada em Terapia Cognitivo - Comportamental. Capacitação em Neuropsicologia (diagnósticos dos transtornos de aprendizagem) e Treinamento de Pais e Professores pela UFMG.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário