DIVÓRCIO: como resgatar a autoestima

DIVÓRCIO: como resgatar a autoestima

Divórcio: como resgatar a autoestima

 

O término de um relacionamento um momento bastante difícil para quem está se separando. Entretanto, para facilitar o processo, é muito importante ambos resolverem todas as questões que geram conflitos.

Uma rejeição amorosa é sempre trabalhosa de se superar, sobretudo quando essa pessoa é alguém que você ama muito. Esse tipo de situação consome a autoestima, então é necessário que ambos envolvidos encerrem este ciclo adequadamente para seguirem em frente com suas vidas. Independentemente do que motivou o termino, é importante resolver todas as questões e não deixar nada pendente, garantindo que nem a culpa e nem a raiva se tornem mágoas ou deixem traumas internos mal resolvidos.

É natural que suas emoções passem por momentos de confusão, e você certamente sentirá saudade, tristeza, ansiedade, raiva, amor, medo entre outras. É importante saber identificar e entender cada um desses sentimentos e entrar em contato com eles sem negá-los.

Para facilitar esse processo de superação, ambos têm que ter em mente que cada um tem 50% das responsabilidades sobre o que aconteceu no relacionamento. Em vez de culpar a si mesmo ou colocar toda a culpa no parceiro, o ideal é descobrir o aprendizado que as situações podem proporcionar.

Assim será possível seguir em frente e recomeçar. Ainda existem diversos outros amores a serem vividos por você. Comece pelo primordial, o amor a si mesmo. Se valorize, foque nas suas qualidades, conquistas pessoais e profissionais. Por mais que seja difícil neste momento, você terá que agir com inteligência e sabedoria. Saiba que a sua felicidade só depende de você e não de terceiros.  Você merece sorrir e ser feliz.

Neste período os amigos e a família ajudam muito. Vá a festas, viagens, faça atividade física, faça o que goste ou faça o que você deixou de fazer quando estava neste relacionamento. Coloque-se como o centro de sua própria vida. Terminar um relacionamento também significa abrir espaço para novas possibilidades e descobertas. Se reinvente, foque no seu desenvolvimento pessoal, tenha projetos, hobbies, conheça pessoas, faça um curso de seu interesse. Se realize!

Invista em autoconhecimento, quem se conhece profundamente sabe que tem aspectos positivos e que tem que melhorar em outros, aprendendo assim a lidar com as imperfeições. O autoconhecimento possibilita valorizar potenciais e minimizar limitações, sendo um processo fundamental para elevar a autoestima. Busque caminhos para encontrar a felicidade novamente. Siga em frente!!!!

Comentários do Facebook

mm
Jacqueline Alves Gomes
jacqueline@abrangente.psc.br

Psicóloga Clínica há 10 anos. Pós-graduada em Terapia Cognitivo - Comportamental. Capacitação em Neuropsicologia (diagnósticos dos transtornos de aprendizagem) e Treinamento de Pais e Professores pela UFMG.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário