Congresso Brasileiro de Terapia Familiar – Sobre Maurizio Andolfi

Congresso Brasileiro de Terapia Familiar – Sobre Maurizio Andolfi

Como prometemos, neste mês do psicólogo vamos compartilhar alguns aprendizados do 13º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar da ABRATEF que aconteceu em agosto de 2018, no Rio de Janeiro.

Um pouco sobre Maurizio Andolfi

Neuropsiquiatra Infantil Psicoterapeuta Familiar, professor na Sapienza – Universitá di Roma, diretor da Accademia Di Psicoterapia Della Famiglia de Roma.

É um dos participantes da escola em Roma, onde os conceitos básicos abordados são triangulação e parentalização, terapia orientada para a família de origem e atual e uma das principais estratégias são as prescrições metafóricas, reestructurantes, paradoxos, o uso do jogo na terapia para integrar crianças.

Andolfi diz que a família seria “um sistema relacional aberto em interação dialética com outros sistemas”. Também possui uma capacidade de auto-governo que permite  que se modifique como todos os processos vitais do organismo ativo e se adapte às exigências das diferentes fases do seu próprio desenvolvimento.

Desse ponto de vista, surge um duplo processo de continuidade e crescimento que se sustenta no equilíbrio dinâmico entre a tendência à homeostase e a capacidade de transformação.

Confira a tradução do trecho apresentado no vídeo por Karine Lacerda Pereira:

Os terapeutas de família procuram trabalhar utilizando as famílias, mas um psicanalista, um terapeuta cognitivo comportamental, um terapeuta gestáltico, um terapeuta comunitário, deve sempre, de alguma forma, ter que se haver com os familiares, com a família. Eu por anos, procurei convencer meus colegas psiquiatras infantis de que o melhor modo de fazer o diagnóstico de uma criança é faze-lo junto com a família. De validar o problema de uma criança com a família. Me parece que também seja uma coisa de bom senso. Muitas vezes falta ao profissional um consenso. Se você quer entender o problema de uma criança escute a voz dos familiares, como o descrevem, então você o entenderá e fará validações mais importantes.

Comentários do Facebook

mm
Karine Lacerda Pereira
karine@abrangente.psc.br

Psicoterapeuta há 23 anos com formação em Psicoterapia Familiar Sistêmica. Mestre em Psicoterapia e Hipnose Ericksoniana pelo CEM – Centro Ericksoniano do México.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário