Assessor de Imprensa

Assessor de Imprensa

ACREDITAR EM TUDO O QUE SEU ASSESSOR DE IMPRENSA DIZ

 

Assessor de imprensa parece coisa de gente famosa – mas, se repararmos bem, todos nós temos um. A mãe ou o pai coruja, o namorado apaixonado, a amiga pra todas as horas… Todos sempre dispostos a nos mostrar o quanto somos especiais. Esse carinho é muito bom, e merecemos desfrutar os elogios. O perigo é acreditar em tudo o que nosso assessor de imprensa diz e basear nossa auto-estima e nossas atitudes nesses elogios.

O excesso de pensamento positivo pode ser tão tóxico quanto o pessimismo. De certa forma, este erro de pensamento é o contraponto da mania de perseguição – focalizamos exclusivamente os acertos no lugar dos problemas, mas o mecanismo é o mesmo. Da mesma forma que, ao sermos dominados pela “nuvem negra” ignoramos tudo de bom que está acontecendo, quando somos levados pela ideia da “fase boa”, tendemos a subestimar os riscos e desconsiderar críticas que podem ser construtivas.

Por trás disso tudo está a ideia de que temos que ser bem-sucedidos e felizes sempre! Fracassos, culpas e contratempos são delegados a outros quando algo não funciona como se espera. Evitamos qualquer situação que envolva mudanças, pois “em time que está ganhando não se mexe”. Ao acreditar que somos perfeitos, não desenvolvemos a tolerância à frustração nem a autocrítica, ferramentas fundamentais para nosso crescimento.

Basear nosso sucesso somente naquilo que somos – e não no que fazemos com isso – deixa de fora alguns ingredientes fundamentais: o esforço, a disciplina e a persistência. Mais uma vez, uma visão realista e equilibrada de nossos potenciais e atitudes – e das intenções dos nossos assessores de imprensa – ajudam a evitar esta armadilha. Uma característica que foi importante em determinado momento pode não ser suficiente ou adequada em um novo contexto. Os novos desafios surgem exatamente para trazer à tona novas habilidades, e a segurança e a autoconfiança se fortalecem a cada batalha vencida. Podemos usar o que temos de melhor para direcionar nossos esforços e com isso alcançar o sucesso desejado!

Comentários do Facebook

mm
Lilian Garate Castagnet
lilian@abrangente.psc.br

Psicoterapeuta bilíngue Espanhol-Português. Há 22 anos, atua nas áreas clinica e hospitalar, com experiência de intervenção em situações de crise, traumas e emergências. Terapeuta do programa “Sem Medo de Falar Novos Idiomas”.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário