10 nov Salvador Minuchin – Pioneiro da Terapia Familiar
Salvador Minuchin – Pioneiro da Terapia Familiar
Falecendo aos 96 anos, Salvador Minuchin, deixa uma imensa contribuição para a psicoterapia familiar.
Foi um psicoterapeuta provocador, cujo trabalho pioneiro com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, deslocou o foco de seus sintomas individuais para suas relações familiares, morreu na segunda-feira em Boca Raton, Flórida.
Dizia que: “Seja qual for o padrão escolhido pela família ele tende a se autoperpetuar. Embora existam alternativas, as famílias provavelmente não as considerarão, até que uma mudança nas circunstâncias produza estresse no sistema.”
Conduzindo sua pesquisa e prática na Filadélfia e na Cidade de Nova York, o Dr. Minuchin ajudou a redefinir o papel de um terapeuta.
Afastando-se dos métodos tradicionais, que se concentraram no enfoque da psique individual, ele tomou uma perspectiva mais ampla, considerando o papel da família e outros ambientes sociais na formação do comportamento de um paciente.
E ao invés de aderir ao papel tradicional do terapeuta como ouvinte passivo, ele se tornou um intervencionista inquisitivo que desafiou os preconceitos dos pacientes.
A terapia familiar estrutural tem um foco mais direcionado à estruturação dos comportamentos familiares.
A terapia estrutural facilita o conhecimento familiar mediante a criação de um esquema para análise dos processos interacionais.
São três os fatores principais ditados pela terapia familiar estrutural para o entendimento da organização da estrutura das famílias:
Estrutura – formas apreendidas de se comportar;
Subsistemas – família de origem, casal, filhos, irmãos;
Fronteiras – triangulações,coalizões,alianças, sistema hierárquico sistema de autoridade.
Comentários do Facebook