Sabemos ouvir o outro?

Sabemos ouvir o outro?

 

“Quem fala demais dá bom dia a cavalo”
Os provérbios são ditos populares que transmitem, conhecimentos comuns sobre a vida e fazem parte da cultura popular da humanidade. Todos nós já usamos e vamos continuar a usar os provérbios no nosso dia a dia. A regra principal de um dito popular é apresentar um conselho, uma recomendação ou um lição de moral em determinada ocasião. Hoje vou falar sobre o dito popular: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”.
Desde muito cedo, aprendi com meus pais que saber ouvir é mais importante que saber falar. O ato de ouvir exige atenção, abertura, transparência e vontade de compreender o outro. Saber ouvir é uma atitude difícil, já que exige o domínio de si mesmo implicando em um processo de comunicação construtivo que valoriza o outro.
Meus pais falam até hoje que temos dois ouvidos para escutar e uma boca para falar. Então temos que ouvir mais e falar menos, sendo sábios nas palavras. Essa expressão popular:” Quem fala demais dá bom dia a cavalo” significa que uma pessoa que fala muito, que não sabe o que diz, que fala sem pensar, que não escuta o outro, que passa dos limites, que age por impulso vai acabar não sendo correspondido pelo outro.
A armadilha do” falar demais” gera: arrependimento ao falar, julgamentos inúteis, raiva, palavras duras, boatos, fofocas. Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que, numa conversa, fala o tempo todo e não deixa o outro falar. Dá vontade de conversar com uma pessoa assim? Além de demonstrarem ser egocêntricas, essas pessoas também costumam, com sua atitude, ofender e magoar. Acham que tudo é do seu jeito. Transformam tudo em fofoca.
Saber ouvir é uma virtude. É saber se colocar no lugar do outro! Estar atento ao que se ouve é importante para elaborar um bom diálogo, aquele em que realmente existe troca e aproximação. Bons ouvintes, normalmente, conseguem estabelecer boas relações e, com isso, acabam vivendo melhor!
Para reflexão:
Sabemos conversar com o outro?
Sabemos a hora de se aproximar do outro?
Queremos falar deste jeito com o outro?

Comentários do Facebook

mm
Jacqueline Alves Gomes
jacqueline@abrangente.psc.br

Psicóloga Clínica há 10 anos. Pós-graduada em Terapia Cognitivo - Comportamental. Capacitação em Neuropsicologia (diagnósticos dos transtornos de aprendizagem) e Treinamento de Pais e Professores pela UFMG.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário