O que é Psicodiagnóstico

O que é Psicodiagnóstico

PRA QUÊ FAZER UMA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

 

A avaliação psicológica (ou diagnóstico psicológico ou psicodiagnóstico) é uma avaliação realizada exclusivamente por um psicólogo através de técnicas e testes psicológicos  para  compreender o individuo na sua totalidade, detectando suas potencialidades e dificuldades, assim como levantar hipóteses sobre conflitos emocionais, defasagens funcionais de ordem cognitiva.

No caso da avaliação ser sobre os aspectos cognitivos (refere-se a funções cerebrais superiores: memória, atenção, percepção, linguagem, inteligência) nós chamamos de avaliação neuropsicológica, porém tem o mesmo objetivo da avaliação psicológica (psicodiagnóstico): detectar potencialidades e dificuldades que possam estar interferindo no desempenho da vida escolar, social, emocional – do individuo.

A partir daí, fica mais fácil compreender os processos mentais, emocionais e cognitivos do indivíduo favorecendo um encaminhamento focado para as dificuldades que o individuo necessita trabalhar, tais como: atividades de reabilitação de aspectos cognitivos (memória, atenção, linguagem), psicoterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricista, por exemplo.

A avaliação psicológica (psicodiagnóstico) ou neuropsicológica pode ser solicitada a um psicólogo pela escola, por um neurologista, por outro psicólogo, pelo psicopedagogo ou fonoaudiólogo e outros profissionais de saúde.

Resumindo:

Porque uma pessoa (criança ou adulto) precisa de uma avaliação desse tipo?

  • Vivência frequente de sentimentos e pensamentos negativos sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo;

  • Dificuldades escolares;

  • Dificuldades para prestar atenção nas coisas;

  • Entender melhor seu mundo interno com suas forças e fraquezas.

Todo esse processo será realizado a partir de testes e técnicas psicológicas. No caso de crianças, é necessário uma entrevista inicial com os pais ou contato com a Escola.

E o ABRANGENTE – Centro Mineiro de Terapia Breve oferece mais esse instrumento de autoconhecimento: Avaliação Neuropsicológica de Crianças/Adolescentes e Avaliação Psicológica de Crianças e Adultos. Estes instrumentos possibilitam à pessoa foco no que ela precisa mudar, aperfeiçoar ou treinar para favorecer a sua saúde emocional; desempenho nos estudos e uma vida mais abrangente!

Conheça a Psicóloga responsável por estas avaliações:

 

DESIRÉE LACERDA DE ALMEIDA – CRP 8408/04

Psicóloga e neuropsicóloga realiza avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes e avaliação psicológica de crianças, adolescentes  e adultos.

Ministra palestras para pais e escolas sobre temas relacionados à família, aprendizagem e ética para crianças.

É membro do grupo de pesquisa multidisciplinar em DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO INFANTIL, da Escola de Terapia Ocupacional/UFMG, atuando na avaliação neuropsicológica de crianças com TDAH, transtorno do desenvolvimento da coordenação e transtornos da aprendizagem.

Fonte: Livro Preciso de um psicodiagnóstico. E agora? dos autores WAINSTEIN,E. e BANDEIRA,D.

Comentários do Facebook

mm
Equipe Abrangente
terapiabreve@abrangente.psc.br

Instituto Mineiro de Terapia Breve. Há mais de 20 anos ampliando ações e formando inúmeros terapeutas breves em todo o Brasil.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário