10 maio Nervos à flor da pele
Vários fatores têm influência sobre o humor de uma pessoa, inclusive a genética e a educação recebida na infância. Pais que vivem reclamando de tudo transmitem essa característica aos filhos.
Outro fator que não se pode desconsiderar é a influência da percepção de cada pessoa sobre o que ocorre à sua volta. Receber uma fechada no trânsito, por exemplo, deixa qualquer um mal humorado. Contudo, há quem faça disso um drama que se estende pelo resto do dia enquanto outros dão menos importância ao incidente, deixando que a irritação se dissipe em minutos.
O mau humor vai depender muito do momento de vida da pessoa e do estado psicológico de cada um. Mas as características de irritabilidade assumem caráter de doença quando a pessoa, além da rabugice, está sempre desinteressada de tudo, frequenta lugares sem sentir prazer e, até quando recebe os bons acontecimentos, aponta neles algum problema. Nestes casos, é sempre bom procurar ajuda profissional e investigar o que está acontecendo.
E para deixar seu humor mais afinado, seguem algumas dicas:
Para correr menos riscos de ter ataques frequentes de irritabilidade, pratique atividade física de forma regular. Ela provoca liberação de betaendorfina, neurotransmissor que participa da regulação do humor e causa bem-estar. Ioga e sessões de massagem estimulam a circulação sangüinea, aumentam o fluxo de oxigênio e também promovem sensação de bem-estar.Ouvir música relaxante e de boa qualidade é outro prazer que deve ser exercitado. Ao ouvir esse tipo de som, a pessoa produz substâncias que colaboram com a neutralização dos efeitos danosos do cortisol, hormônio que predomina em momentos de tensão e mau humor.Os carboidratos estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor envolvido no controle das emoções. Como são, em geral, calóricos, o ideal é consumi-los com moderação.Fique longe de pessoas mal-humoradas. Pesquisas indicam que o mau humor é contagioso. Se a pessoa for próxima, recomende que busque auxílio psicológico.Se a pessoa querida está mal humorada, elogios sinceros, beijos e abraços vão fazer bem.
Comentários do Facebook