Mulheres e suas carreiras

Mulheres e suas carreiras

 

O que vem de imediato a sua mente quando você lê ou ouve a palavra CARREIRA? Quem sabe uma imagem de escada ou talvez outras palavras como sucesso, realização, poder, dinheiro etc.
A carreira pode ser vista como o caminho a ser trilhado profissionalmente. Tem uma visão de futuro, vai sendo construída à medida que trabalhamos e demanda um autoconhecimento e um planejamento.
Falando, parece bem simples, escolho uma profissão e dentro dela traço o caminho que vou seguir e pronto é só começar! Porém as coisas não são tão simples assim, as trajetórias das carreiras também são desenhadas de acordo com as possibilidades e com o contexto, e isso se aplica muito para as mulheres.
Além de todas as questões socioculturais que podem comprometer uma ascensão profissional e/ou hierárquica para a maioria das mulheres, elas ainda são filhas, mães, esposas e gestoras do lar. Tem algo a mais que precisam ou querem se dedicar juntamente as suas carreiras.
Diante deste cenário, as mulheres muitas vezes por medo, falta de apoio ou de confiança em si mesmas desistem de suas carreiras ou migram para algo que não lhes proporciona satisfação. Não precisa ser assim, as coisas já estão mudando e podem continuar a mudar!
Uma das premissas da carreira é que esta não demanda rigidez, pelo contrário, demanda uma flexibilidade. E isso vale e muito para as mulheres, vale sim mudar o rumo da carreira, por uma insatisfação com o que faz, por uma necessidade de estruturação de tempo, pela vontade de realizar um sonho, pelo desejo de ficar mais com a família, por qualquer que seja o motivo!
A carreira para muitas mulheres é como montar quebra-cabeça, onde existem várias peças que precisam ser conciliadas e encaixadas para que se alcance o resultado. Os quebra-cabeças podem ter número, tamanho e formatos de peças diferentes, mas sempre é necessário pensar e visualizar o quebra-cabeça montado.
Só que, para montar o quebra-cabeça, é importante gostar dele, do que vai vendo e tendo a felicidade em cada imagem encontrada. Ter ciência de si mesma, suas potencialidades e saber o que almeja contribui para autoconfiança e a construção da trajetória de uma carreira com maior retorno e satisfação.
Volto a dizer, o autoconhecimento, principalmente com uma clareza de seus valores é um dos grandes pilares para a felicidade na sua carreira profissional.
Ampliando a visão e se permitindo sonhar e tentar, a mulher poderá sim alcançar sucesso e realização!

Comentários do Facebook

mm
Equipe Abrangente
terapiabreve@abrangente.psc.br

Instituto Mineiro de Terapia Breve. Há mais de 20 anos ampliando ações e formando inúmeros terapeutas breves em todo o Brasil.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário