EXTRAPUNITIVO

Extrapunitivo

EXTRAPUNITIVO

É assim que denominamos as pessoas que sempre colocam a culpa no outro.

 

Este meme representa muito bem aqueles que funcionam desta forma. Sabe aquela pessoa sempre encontra um defeito no outro ou uma justificativa nas atitudes do outro, mas não olha pro próprio umbigo? Então, é assim que funciona o extrapunitivo. O umbigo dele tá cheio de sujeira mas ele não vê. E se bobear ainda é capaz de colocar a culpa na própria sujeira!

Muitas e muitas vezes, ouvimos no nosso cotidiano e na nossa clínica que quem precisa de terapia é outro, que a culpa é do outro, que quem errou foi o outro, que o descompensado é o outro. Enfim, o pensamento que o move é: “ainda bem que existe o outro para que eu possa culpabiliza-lo e desta forma não me responsabilizar pela minha participação nos problemas“.

Mas, de que o extrapunitivo precisa? Precisa de coragem para enfrentar suas sombras e entender que errar, ter falhas ou pontos a serem desenvolvidos é extremamente humano e natural. Precisa também aprender a olhar para si mesmo com aceitação e compaixão. E mudando a forma como se vê, poderá entender que ter participação nos problemas ou nas desordens das quais se queixa não é crime, mas simplesmente a expressão de sua humanidade.

Comentários do Facebook

mm
Maria Teresa Soares Eutrópio
teresa@abrangente.psc.br

Psicoterapeuta há 32 anos pela UFMG. Formação em Psicoterapia Breve e Psicoterapia Familiar Sistêmica. Especialista em Psicologia Clínica e mestre em Psicoterapia e Hipnose Ericksoniana. Autora do livro: “Construindo Metáforas e Histórias Terapêuticas”.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário