13 set Envelhecer envolve SABEDORIA
Envelhecer envolve sabedoria
A maturidade é uma etapa da vida que possibilita uma pausa para rever e refletir as escolhas feitas até agora. Podendo ainda resignificar o que precisa melhorar. Envelhecer nos dias de hoje tem trazido mudanças substanciais a sociedade. O idoso de agora quer se cuidar, se divertir, reunir com os amigos, fazer belas viagens, namorar, curtir, atividades físicas, alguns fazem plásticas, se vestem bem, trabalham, dançam, cantam, curtem a família, ajudam a cuidar de seus netos. Muitos idosos curtem a vida de uma forma tão saudável, que servem de exemplo para seus entes queridos. Escutamos dos jovens a bela frase: “Quando eu envelhecer quero ser como meus avós! “ou” Minha tia é tão legal! Aprendo tanto com ela!” Aprendi a andar de bicicleta com meu tio. Era tão divertido!”
Aquele retrato de avós e parentes que apenas cuidavam da casa, comida pronta no fogão e depois o descanso na cadeira de balanço o dia todo já não existe mais. Hoje os idosos sendo avós ou não, são ativos, determinados, alegres, estão casados e talvez, escolhem ser pais ou não. Dão conselhos, contam histórias de seu passado como forma de aprendizado para os mais novos, na verdade querem a felicidade e escolhem a melhor forma de se viver, passando para seus jovens exemplos que ficam para a vida toda!
Envelhecer traz a aceitação das ambiguidades, do contraditório, das diferenças. Abre espaço para uma diversidade de experiências. Não existe nada mais agradável do que visitar aqueles avós ou parentes mais velhos que estão abertos para receber seus jovens, com aquela comida feita com carinho, amor e não por obrigação e sim por apreciar da bela culinária, por gostar de reuniões de família e amigos e ter uma boa conversa na cozinha ou sentados a mesa. Como é bom sentir o cheirinho do bolo, comer aquele frango que só a vovó faz, contar casos, rir e emocionar bastantes com as estórias contadas.
Envelhecer é ser amigo, companheiro, conselheiro, ter saudade, ter família, ter amigos, gostar de si próprio. Envelhecer envolve sabedoria, alegria, destreza, e se por ventura você não ainda não se enxerga fazendo coisas que goste, por se achar velho, reflita a respeito, remarque um encontro, reúna com quem lhe quer bem, reanime alguém que esteja triste, reaprenda na dor, reconquiste um amor, tente realizar um sonho, redescubra um dom, reaprenda quando errar, rebole quando dançar, tenha fé, pois nunca é tarde para recomeçar. O segredo é ser feliz!
E como já dizia Rubem Alves “idoso” é palavra que a gente encontra em guichês de supermercado e de bancos (…). Recuso-me a ser definido por supermercados e bancos. “Velho”, ao contrário, é palavra poética, literária.”
Comentários do Facebook