Amor à prova de BEBÊS

Amor à prova de BEBÊS

Amor à prova de bebês
Muitos casais sonham em ter filhos, mas nem imaginam que na realidade, a chegada de um bebê pode ser uma verdadeira prova de fogo para o relacionamento, pois gera um grande impacto, até mesmo nas relações mais seguras e estáveis. Existe muita expectativa no sonho de formar uma família, mas nem todos estão preparados para vivenciar a realidade.
Que um recém-nascido provoca grandes mudanças na vida dos novos papais, todos sabem, mas não se trata apenas de rever prioridades, a rotina e a questão financeira. É necessário refazer arranjos, ampliar os papéis e sintonizar referências de infância que cada um tem em sua própria história familiar. Ao contrário que se pensa, nem sempre essas mudanças são feitas de forma pacífica, o mais comum é que esse processo gere atritos e conflitos.
As dificuldades enfrentadas podem ser curtas ou duradora, superficiais ou intensas, mas o fato é que a maioria dos casais considera os primeiros anos após o nascimento dos filhos um desafio e até mesmo uma ameaça para o casamento. Durante a gestação fantasias herdadas de suas famílias de origem são despertadas e há ainda aqueles papais que nutrem a expectativa de repetir desfechos bem-sucedidos, reparar fracassos, fazer tudo igual ou diferente de como foi com seus próprios pais.
São duas histórias distintas, que podem até mesmo ser contraditórias, mas que interferem na construção de novos papéis de pai e mãe, e são revelados na convivência do novo arranjo familiar. Juntando às expectativas de cada um tem para a nova família, a falta de experiência, o cansaço da exaustiva rotina de cuidar de um filho pequeno, a mudança na vida social, … está pronto! Como se diz “é um prato cheio“ para dar início às tensões e discussões do casal.
Como se não bastassem os dilemas internos do casal, ambos precisam enfrentar as interferências externas, aqueles conselhos e dicas de familiares e amigos sobre como cuidar e educar filhos. Todas essas questões podem abalar a autoestima, o relacionamento amoroso à medida em que a realidade se choca com o sonho de uma família perfeita e feliz.
Quando decidem ter filho, é natural que o casal busque cursos para gestantes, para cuidados com recém nascidos, mas é raro encontrar aquele que busca o desenvolvimento pessoal para que possa passar por tantas mudanças de forma mais consciente e segura . Nesse momento a ajuda de um psicólogo pode ser fundamental para ajudar a reconstruir uma nova forma para o casal. Um bebê provoca uma revolução no casamento, mas é possível se apropriar dessas mudanças pra buscar um novo equilíbrio, manter a chama acesa e formar uma família feliz.

Luciana Biagioni, Psicóloga clínica, especialista em maternidade e relacionamentos.

Comentários do Facebook

mm
Equipe Abrangente
terapiabreve@abrangente.psc.br

Instituto Mineiro de Terapia Breve. Há mais de 20 anos ampliando ações e formando inúmeros terapeutas breves em todo o Brasil.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário